Software de gestão para o setor de negócios voltados à produção de alimentação para coletividade. O Sistema Genial possibilita um rigoroso controle de custos, estoques, compras, planejamento de cardápios, identificação de anomalias e desvios de planejamento, disponibilizando análises diferenciadas e permitindo uma redução significativa nos custos operacionais de sua empresa e aumento de lucratividade.
Principais funcionalidades:
- Cadastro de empresas (fornecedores, clientes e filiais), cidades e regiões de negócios vinculadas às ordens de compra por região;
- Condições de pagamento vinculadas à entrada de notas fiscais;
- Cadastro dos itens com unidade de medida, categoria de compra, níveis por categoria, preço, embalagem padrão, estoque de segurança, marcas, valores nutricionais e antecedência de entrega;
- Embalagens por item;
- Receitas por preparação com custo per capita, rendimento por porção, cor predominante e variação de rendimento por restaurante;
- Ficha técnica;
- Valores nutricionais de todas as receitas, considerando a legislação vigente;
- Filtros por item e preparação;
- Condição de substituição de determinado item das receitas de forma automática;
- Incidência das receitas;
- Ocorrências diárias das receitas;
- Unidades e almoxarifados;
- Serviços;
- Preços dos serviços vinculados ao faturamento;
- Preparações e sua sequência adequada ao cliente;
- Centros de consumo e configuração dos centros de consumo aos serviços dos restaurantes;
- Embalagens para transporte de refeições;
- Indicação de feriados ou dias em que não haverá serviços de alimentação;
- Custos indiretos.
Planejamento
- Cadastro do padrão de todos os restaurantes com seus serviços, preparações e metas a serem atingidas;
- Escala de cores para o planejamento dos cardápios;
- Valores energéticos totais por serviço e receitas;
- Percentual de quantidades por receita;
- Receituário padrão;
- Requisições para o almoxarifado;
- Ordem de preparação por serviço;
- Réplica de planejamentos anteriores para outras datas, entre serviços e centros de consumo;
- Consulta de pedidos;
- Receitas mais econômicas com incidência;
- Controle de resto alimentar e sobras reaproveitáveis e não reaproveitáveis;
- Condição de restringir receitas proibitivas aos restaurantes;
- Cadastro do fator de correção dos itens;
- Cadastro de informações para avaliação da quantidade servida;
- Controle e emissão de etiquetas para refeições transportadas;
- Mapas de produção e expedição;
- Cadastro de custos indiretos.
Custos
- Pré-custo e custos apurados por preparações e serviços, diários ou por período;
- Custo comparativo entre o planejado e o servido com o percentual de matéria-prima em relação ao faturamento;
- Controle de gasto máximo por tipo de preparação e por serviço;
- Controle de custos indiretos e despesas gerais;
- Custos por matéria-prima, categoria de itens, análise da Curva ABC, valores de itens adquiridos e fornecedores.
Controle de Estoque
- Controle de recebimento de matéria-prima a partir das ordens de compras; emissão automática de requisição de mercadorias para o almoxarifado a partir do planejamento dos cardápios;
- Posição atualizada de estoque e histórico de datas anteriores por item;
- Baixa automática de itens a partir da apuração de custos, considerando o rateio por preparação;
- Histórico de notas fiscais de entrada, transferências, devoluções;
- Movimentações de estoque por item, itens movimentados na data atual e resumo de movimentações;
- Transferência para outras unidades através do conceito de Central de Distribuição;
- Controle de bem patrimonial.
Faturamento
- Faturamento diário ou por período;
- Controle de quantidade de refeições planejadas, servidas e faturadas;
- Controle de faturamento por serviço, centro de consumo, cliente e unidade.
Compras
- Cálculo automático de necessidade de materiais, levando-se em consideração os seguintes pontos de análise: categoria do produto, quantidade planejada, quantidades já previstas e posição de estoque;
- Homologação de fornecedores por região de negócios, itens, unidades, faturamento mínimo e condição de pagamento;
- Totalização dos pedidos das unidades para cotação;
- Ordem de compras com o agrupamento automático dos produtos por fornecedor e região de negócio;
- Emissão automática de Ordem de Compra dos itens considerando as embalagens, os tributos, condições de pagamento e os melhores preços;
- Avaliação dos tributos para o Departamento de Compras, considerando a condição de pagamento e os melhores preços.
Central de Distribuição
- Cálculo automático das necessidades de materiais, levando em consideração a posição de itens existentes na Central de Distribuição e os planejamentos pendentes das Unidades;
- A unidade Central de Distribuição permite gerenciar o fluxo dos itens solicitados pelas unidades, agrupando os itens na Central de Distribuição;
- Emissão automática das transferências de saída através dos pedidos das unidades;
- Cálculo de estoques de segurança, evitando a falta de produtos para a produção;
- Controla de forma centralizada todas as movimentações de estoque.
Central de Produção (Açougue - Confeitaria)
- Agrupa o planejamento de cardápios de todas as unidades;
- Elabora os pedidos por categoria;
- Gera requisição de materiais;
- Controla o estoque;
- Realiza a transferência dos itens solicitados pelas unidades de forma automática;
- Elabora os custos por item produzido repassado à unidade.